SAMARRA HILLS

Conceptualize

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Curiosity

“In our time, we have sifted the sands of Mars, we have established a presence there, and we have fulfilled a century of dreams!”- Carl Sagan.

E, de facto, hoje cumpre-se mais um sonho com a aterragem da sonda Curiosity em solo marciano, marcando um novo momento para a história da Exploração Espacial e da Humanidade.

Foi no final de Novembro do ano passado, a partir do Cabo Canaveral, na Florida, que a NASA enviou o projecto mais caro e sofisticado até à data rumo ao planeta vermelho. A viagem teve a duração de oito meses tendo como destino específico a cratera Gale, perto do equador de Marte. Este local revelou-se importante no estudo da história natural marciana devido à presença de estratos geológicos que são indicadores de uma passada e abundante presença de água no planeta.

A Curiosity tem como principais objectivos determinar se Marte alguma vez sustentou vida, estudar o clima e a geologia do planeta e ajudar a planear uma futura missão humana a Marte. Assim sendo, ao contrário das suas antecessoras, Spirit e Opportunity, esta é a primeira sonda enviada a Marte com uma missão relacionada com a busca de vida desde o programa Viking, nos anos 1970 – que obteve resultados inconclusivos. Contudo a Curiosity não irá directamente à procura de vida , mas sim de compostos orgânicos que corroborem a ideia de que poderão ter existido condições ideais para o desenvolvimento de vida no planeta. Para que esses objectivos sejam cumpridos, a Curiosity leva consigo vários instrumentos científicos inovadores e de alta tecnologia que esperamos nos trazerem resultados conclusivos e, posteriormente, quando analisados, nos possam desvendar mais um pouco do passado do planeta Marte e até projectar um futuro para ele. Mas quaisquer que sejam os resultados obtidos nesta missão, estes representam um enorme passo para uma melhor compreensão do que existe para lá da nossa casa, a Terra, e com certeza um enorme passo para nós, Humanidade.

Para terminar, creio terem baptizado esta sonda com o melhor nome (Curiosity), lembrando assim uma das melhores características inerentes ao ser humano, a curiosidade, que nos leva a arriscar e alargar horizontes, que nos leva a evoluir como espécie. Abre-se assim o caminho para uma nova era de conhecimento e reafirma-se cada vez mais a demanda Humana para a “conquista” de Marte e do Universo.