SAMARRA HILLS

Conceptualize

quinta-feira, 4 de março de 2010

Classico, Classicismo e Neo-Classicismo: Conceptualização e Crítica


Clássico: Referente à esfera cultural/civilizacional da Antiguidade Greco-Romano (Clássica).

Classicismo: Referente à aplicação de ideais culturais da Antiguidade Clássica a outra epóca necessariamente posterior. (Termo aplicado ao conceito cultural empregue no Renascimento, na busca dos canônes clássicos em detrimento da cultura "germânica")

Neo-Classicismo: Referente à renovação dos ideais culturais da Antiguidade Clássica aplicadas a uma epóca e à sua tecnologia e cultura. (Termo aplicado à vertente artística que surge no século XVIII d.C., que reformula o Classicismo e o torna algo em articulação com a sua contemporaneidade.)

A questão é... Se eu, ou alguém meu contemporâneo, quiser criar uma peça de arte de cariz clássico aplicado ao século XXI, essa arte inserir-se-á em que vertente artística? Se eu, no século XXI, adequar a visão filosófica e cultural grega a temáticas minhas contemporâneas, esse pensamento será que tipo de pensamento?
A questão é díficil de responder, mas talvez seja uma arte e um pensamento ambos classicistas. Mas isso é um pouco redutor. Quero mesmo aplicar o Clássico Antigo aos dias de hoje... E chamar-se-ia, então, como? Alternativo-Classicismo, Classicismo Novo? Essa é a próxima ideia a debater!

1 comentário:

  1. Eu penso instaurar um movimento assim, de retorno ao que acredito ter sido o mais avançado estado da mente e civilização humana, e chamar-lhe-ei Classicismo Moderno.

    ResponderEliminar