SAMARRA HILLS

Conceptualize

terça-feira, 23 de março de 2010

Demokritos e o Cosmos


Hoje trago uma reflexão sobre Demokritos de Abdera. Nascido em 460 a.C., este Filosofo grego da escola Pré-Socratica Iónica, aprendiz de Leukippos, desenvolveu a teoria mais interessante, a meu ver, de toda a Antiguidade. Aliás, uma das mais geniais de toda a Humanidade:
Sem um aparelho de larga potência microscópica, Demokritos afirmou que o Vniverso era composto de Atomos (grego para indivisivel), que esses átomos são fisicamente indivisíveis, que existe espaço entre estes mesmos átomos, que estes sempre estiveram em movimento e sempre o estarão e que são indestrutíveis. Aliás, o que diferenciava uma maçã do ar que respiramos não passa da sua constituição atómica: os átomos da maçã, unidos por enormes "ganchos" e estáveis, mantinham a matéria sólida enquanto que os do ar, mais leves, mantinham-se em maior movimentação e mais dispersos.
Ora, esta teoria para nós pode parecer irrelevante e até bastante errada, mas pensemos... É uma teoria com 2500 anos feita por alguém que usou o intelecto, o resultado da percepção do Meio completamente trabalhado por uma cabeça despida de preconceitos ou dogmas.Vm Homem olhou à sua volta e descobriu que tudo se resumia a átomos, não é mágico?

Bem, os átomos não são de facto indivisíveis, e não é só por si a caracteristica de um átomo que determina o estado da materia, mas sim a forma como estes se agregam em partículas e como estas partículas se agitam e aglomeram entre si.
Demokritos ainda teorizou sobre o Vácuo: Se havia matéria, teria de haver vazio!. Se conseguimos cortar uma maçã em duas metades, é porque as partículas da maçã têm entre si espaços vazios que dividem a máteria.

Na nossa Era, o Homem olha o mundo a partir de aparelhos e de ideias feitas. Não condeno a tecnologia cientifica, de todo, mas prefiro pensar que se o ser Humano olhasse primeiro para o Mundus, para o Cosmos, com o intelecto nu, e então, após colocar questões e teorias, as fosse resolver e provar, seria mais integro na análise que fazia do seu Meio

Sem comentários:

Enviar um comentário