SAMARRA HILLS

Conceptualize

domingo, 25 de março de 2012

Representação: Trabalho de Actor

Quando vemos um actor em cena sabemos que este assume ali (em palco) outra identidade, uma personalidade diferente da sua na vida real: gestualidade, verbalização, aparência (a estética), mentalidade, princípios/ideais, vivência... O que possibilita então ao actor encarnar um indivíduo parcial ou totalmente diferente de si nos vários aspectos que definem uma personalidade, e ainda assim fazer o espectador acreditar durante os momentos decorrentes da representação de que ele é esse indivíduo?

O mais simples e imediato aspecto no processo de personificação é a caracterização exterior do actor: a indumentária, a maquilhagem, e em segundo plano até o próprio cenário pode ser um indicador da época e do "habitat" da personagem, mas estes não são directamente da responsabilidade do actor, ele apenas conjuga a representação com estes elementos... Creio pois que os factores que melhor credibilizam a personagem são os mesmos que melhor credibilizam uma pessoa real: acções/comportamentos/atitudes baseadas nas experiências de vida, ideologias, maneiras de pensar e meio social envolvente; simplificando, a personagem é mais credível quanto mais estruturada e completa for a sua vida passada. Porque todos procedemos no dia-a-dia influenciados por variadíssimos factores que foram estando presentes na nossa vida, então na representação (cujo método é a imitação) é preciso criar, ainda que apenas mentalmente, um histórico que justifique todas as acções e atitudes praticadas pela personagem no decorrer do espectáculo.
Tal técnica não só trará realismo à representação como ajudará o actor a fundir-se melhor com a personagem, possibilitando até improvisações perfeitamente adaptadas à realidade da personagem e da cena. No entanto, requer um treino por parte do actor de diversas capacidades, sendo o poder de observação da realidade talvez a mais importante, por permitir captar as particularidades de cada vivência, de reacções face a diversas situações, de comportamentos e mentalidades de diferentes faixas sociais e etárias.


Deixo só por último uma referência ao livro "A preparação do Actor", pelo teórico do teatro Constantin Stanislavski, no qual satisfatoriamente encontrei a semelhança destas ideias que já antes havia desenvolvido autonomamente.

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