SAMARRA HILLS

Conceptualize

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Distanciamento estelar


As estrelas, brilhantes corpos em combustão que se revelam nos céus nocturnos sob a forma de pequenos pontos de luz, distantes. Representam para nós a melhor demonstração a "olho nu" da imensidão e abundância da fábrica Cósmica. É ciente do seu gigante distanciamento que eu, à noite, na bonanza de um céu desimpedido, quando olho para o campo celeste não me limito a observar uma abóbada coberta de pontos luminosos, mas faço sim um pequeno exercício de abstracção, de afastamento da massa terrestre e lenta aproximação de uma qualquer estrela situada a vários anos-luz. E neste meu acto imaginário de "zoom-out" contento-me na perspectiva do vazio espacial, solto das noções de cima e baixo, esquerda e direita, frente e trás; observar "360º" de inúmeros outros mundos, tão significantes como o meu, possíveis portadores de vida (inteligente até).
Revela-se um enorme prazer ser capaz de tal abstracção, sair da atmosfera humana quotidiana e reparar em tudo o que há para lá deste pálido ponto azul, toda uma realidade tão interessante e diferente. É um exercício que convido todos a experimentar.



Sem comentários:

Enviar um comentário