SAMARRA HILLS

Conceptualize

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Uma Arte Livre: Pelo Deleite das Sensações

Há dois anos que frequento o curso de Escultura em Belas-Artes, e há dois anos que sou confrontado com uma repetida interrogação friamente projectada da boca dos meus professores sempre que lhes apresento uma resposta formal aos seus exercícios: "Então e qual é o significado disso? O que queres dizer com essa escultura?". E nunca, jamais, me foi aceite dizer simplesmente "porque gosto da forma"! Eu pergunto: mas então porque é que o facto de eu gostar da forma não é suficiente para ter carta branca para executar a peça? Ora o busílis da questão está em que hoje tudo na arte tem de ter uma mensagem por detrás, de preferência uma que se debruce sobre a política e afronte a governação, ou então uma que esteja tão escondida no cerne das simbologias formais e matéricas que ninguém, por mais racional e ponderado que seja, a atinge sozinho. Desde que a polémica e a loucura se instalem e a escultura seja falada, há sempre alguém que lucre com isso. No meio destas restrições, onde está o espaço para a arte enquanto objecto de experiências sensoriais, e demonstração de talento e habilidade da parte do artista? Já para não falar de que agora são poucos os "escultores" que produzem as suas peças, e que absorvem a cada momento da criação o prazer de estar a extrair do bloco de pedra uma forma digna de orgulho e admiração; hoje a maioria apenas concebe a ideia, o resto é irrelevante, outros desconhecidos artífices que a construam.
Eu não tenho nada contra escultura conceptual, eu próprio me interesso por ela também, mas bolas, quero poder fazer, pelas minhas próprias mãos, esculturas que não signifiquem nada, cujo único objectivo que tenham seja apelar ao toque do gesso irregular, ao choque visual, a experimentar e a sentir verdadeiramente a beleza, a perfeição, a perícia envolta nelas! Esculturas que retratem coisas realmente dignas de serem eternizadas e louvadas! Afinal de contas, não dá mais gosto olhar para uma obra bonita, trabalhosa e apelativa do que olhar para algo que tudo o que faz é esconder uma ideia que o cidadão comum não desvenda sozinho, e que possivelmente nem lhe interessa? Aqui exponho um achar meu, e também uma primeira designação do termo "Arte", segundo o bom amigo Wikipédia:
"Arte (Latim Ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objectivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores."

"...manifestações de ordem estética..."

Sem comentários:

Enviar um comentário