SAMARRA HILLS

Conceptualize

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Contra

Ao longo da minha vida, em muitas ocasiões, fui adjectivado como sendo "do contra". O que é isso de ser do contra? É errado ser do contra? E é certo ser a favor?

Ser do contra é algo que aparece de forma pejorativa quando se descreve alguém. Isto porque a expressão parece surgir do descontentamento daqueles que se inscrevem dentro de uma linha maioritária de pensamento e acção face àquele que questiona ou contraria essa mesma linha. Ora isso não faz com que ser do contra constitua algo irracional e errado. Se a linha seguida pela maioria for irracional, ser do contra é bom. Por sua vez ser do contra face a algo que é racional parece-me errado.

E o que está por de trás desse conceito de contra é não mais que, perdoem-me, carneirada social. Se o mainstream da coisa aceitar algo e se alguém optar por outra via, mesmo que essa seja a correcta, esse alguém passará a ser rotulado como alguém do contra, alguém que está quase necessariamente errado. Ser do contra torna-se numa adjectivação perigosa para aqueles que pensam por si próprios e que, por colocarem em causa certas "certezas" sociais, se tornam incómodos.

Na mente daqueles que optam por definir outras pessoas como sendo do contra, essas outras pessoas são apenas contrariadoras de uma realidade. Mas eu acho que ser-se do contra é principalmente ser-se a favor de algo. E esse algo muitas vezes nem é tomado em conta ou analisado de forma coerente por aqueles que são "a favor". É simplesmente algo que vai contra a sua cosmovidência tradicional e aceite, contra os seus dogmas e preconceitos, contra a sua noção existencial, e isso causa-lhes uma reacção de repulsa e motiva, muitas vezes, ataques pessoais irracionais.

A mim o que importa realmente é se sou a favor do racional e do correcto, do bom, e se sou do contra face ao irracional e ao incorrecto, ao mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário