SAMARRA HILLS

Conceptualize

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Arte?

O que é a Arte?

Esta parece ser uma das questões mais complexas e de difícil solução conceptual dentro da "esfera" humana. E surge também como, talvez, um tabu dentro do próprio meio artístico, uma espécie de tema quente e complicado que gera pouca concórdia entre quem se questiona sobre aquilo que constitui a Arte. Em algumas conversas com pessoas do meio artístico reparei que existe alguma dúvida sobre essa matéria e as opiniões passam frequentemente pelo aviso prévio de que essa é uma questão bastante complexa e algo delicada.

Acredito profundamente que responder a esta questão não é um problema complexissímo se deixarmos os subjectivismos de lado e analisarmos o conceito de Arte a partir do método científico. É comum assistir a um discurso algo filosófico, muitas vezes baseado no platonismo e numa aproximação mais abstraccionista da coisa. Porém creio que a aproximação correcta à questão artística, assim como a qualquer outra questão, é o processo científico e lógico. A consciência de que a Arte é um padrão comportamental humano e que, por essa razão, é algo conhecível revela-nos a possibilidade de a definir e caracterizar de forma racional e estruturada.

Tenho discutido largamente este assunto com o meu Amigo, e colega neste blog, Filipe Lopes e tenho sido assaltado por uma ideia interessante. A questão que nos faz divergir na nossa visão sobre a Arte é, principalmente, aquilo que transforma um qualquer objecto criado por um ser vivo num objecto artístico. E, no decorrer destas lutas de argumentos, eu acho que encontrei uma resposta que me soa bastante lógica:

A Arte é tudo aquilo que é construído com o desígnio de criar uma experiência estética.


Talvez esta conclusão seja demasiado simplista e já tenha sido teorizada por outros. Mas parece-me a mais acertada caracterização, o mais correcto conceito para o termo "Arte". Simplificando a teorização e procurando o denominador comum, o factor que liga toda a expressão artística humana, analisando aquilo que é o comportamento biológico e o espaço onde a Arte se insere nele, podemos atingir uma a resposta, por fim, à questão "o que é a Arte?".

Sem comentários:

Enviar um comentário