O que é a Experiência Estética?
No seguimento do artigo "Arte?" e de forma a definir parte do objecto central dessa mesma teorização rápida, achei interessante tratar sinteticamente o conceito de Experiência Estética.
Ora, esse conceito foi-me primeiramente apresentado numa aula de Filosofia no Ensino Secundário e rapidamente me soou lógico e útil. Segundo a forma mais convencional, a Experiência Estética é uma espécie de êxtase sensacional que ocorre em reacção a um estímulo físico, uma descarga de prazer em resposta a algo que estimule profundamente os nossos sentidos. É mais fácil explicar este conceito de outra forma. A Experiência Estética é aquela sensação de enorme satisfação que surge em nós quando contemplamos uma paisagem profunda ou as cores no céu ao entardecer, é o arrepio que nos percorre quando ouvimos alguma música preferida ou quando lemos um genial poema. É uma reacção biológica com possíveis consequências práticas para a existência de um ser, sendo uma delas a capacidade de nos ligar mais proximamente ao Cosmos e de gerar necessidade de extrair dele, a partir dos nossos sentidos, fruição e prazer.
A Arte procura construir coisas que sejam capazes de suscitar prazer ao serem sentidas. A Experienciação Estética é, portanto, a base e o fim da criação artística.
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário