quinta-feira, 8 de julho de 2010
Crítica à critica sobre as "distracções"
Há algum tempo que leio e oiço algumas críticas menos positivas ao Mundial de Futebol 2010 na Africa do Sul. Dizia-se que este evento traria apenas distracção às "massas", que alhearia os povos dos assuntos importantes de cada nação, principalmente em tempo de crise. Gostaria de responder sucintamente a todas essas ideias em principio erróneas.
O Homem necessita distracções, situações e eventos que Lhe traga prazer e felicidade. Isto é algo racional e facilmente reconhecido por qualquer um de Nós. Porém podemos argumentar que nos distraímos demasiado face a temáticas fundamentais como é o caso da Política. Isto também é real. Mas neste caso estas criticas não se deveriam aplicar, e o evento do Mundial de Futebol, não tanto pelo desporto em sim, mas pela natureza humanista daquilo que envolve o jogo, não deveria ser confundido com algo errado. Este Mundial, ao qual tenho assistido (sem me distrair daquilo que realmente interessa xD), tem sido algo bastante positivo. Inúmeras vezes se referencia o Racismo e a necessidade de terminar com o mesmo, em diversas partes do Mundial. As demonstrações de fairplay entre adeptos e equipas são algo frequente e enormemente benéfico como exemplo. A festa que envolve cada partida ajuda a que as pessoas se unam a festejar, tanto a derrota justa como a vitória. Enfim, são várias manifestações de Humanismo que tornam este tipo de evento massivo muito mais importante que tantas outras distracções menores e prejudiciais à nossa cosmovidência. E este Mundial foi o Mundial de África, da abertura de uma sociedade conturbada a outras sociedades mundiais.
Por outro lado, distrai-se das temáticas relevantes para a Res Humana/Cósmica aquele que não for racional. Se formos Racionais nunca, até ao nosso Fim, deixaremos de estar atentos ao que realmente importa, principalmente à Política, ao Pensamento, à Criação, à Racionalização. Gostaria de ver mais gente a criticar por exemplo a Liga Portuguesa de Futebol, a TVI, os Morangos com Açúcar, os festivais da Sumol, a Tradição Académica, entre outros fenómenos mais prejudiciais às "massas" que este Mundial de Futebol, ou que qualquer outra aglomeração de Homens para algo Bom e Racional.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário