segunda-feira, 5 de julho de 2010
Imagem
Olhem para esta imagem tirada por um dos mais potentes telescópios terrestres. Neste conjunto de pixeis, neste quadrado de informação digital tosco, está uma das mais poderosas mensagens a que um Ser Humano pode ser submetido.
Vêem-se centenas e centenas de galáxias num pormenor muito pequeno do panorama celeste que obtemos da Terra. Num espaço que ao olho-nu seria negro, aparecem luzes de milhares de galáxias, algumas formas distantes, algumas luzes fracas.
Além dos milhões de estrelas que nos aparecem nas noites claras, milhões de galáxias brilham distantes. Em cada galáxia estima-se que existam cerca de 100 biliões de estrelas! E naquele pequeno foco telescópico, naquele pontinho do céu nocturno, milhares de galáxias, milhares de biliões de estrelas, prefiguram-se distantes e serenas. Esta imagem faz nascer em nós, Humanos, uma questão e uma resposta repentina, uma resposta vertiginosa! Somos pequenos, quase insignificantes, na escala do Universo... Quantas vidas e histórias de seres distantes existirão além, naquelas espirais? Quantos milhões de mundos estarão ali e quantos triliões de seres estarão neste momento numa daquelas galáxias a pensar no mesmo?!
Numa simples imagem podemos descobrir mais sobre quem somos e onde estamos que em muitos anos de estudo sobre filosofia ou ciência em livros ou aulas. Alguns pixeis da realidade chegam para gerar a questão em nós e a sua devastadora e não menos didáctica resposta. O Conhecimento é o primeiro passo para a Racionalidade, questionemos...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário