SAMARRA HILLS

Conceptualize

domingo, 12 de junho de 2011

Cepticismo - do grego σκέπτομαι, que significa "pensar, examinar"

"O termo ateísmo provêm do grego "ἄθεος" (atheos), que significa "sem Deus".
"O ateísmo céptico (ou ateísmo fraco) é uma variedade de ateísmo na qual se afirma que a existência de um ou mais deuses é duvidosa, improvável ou insuficientemente demonstrada. (...) Ao ver teístas afirmando que um deus ou deuses existem, o ateu fraco não afirma o contrário, mas nega-se a aderir à afirmação do teísta." -
Wikipédia

Exponho aqui aquele que é o meu ponto de vista quanto à religião, e o que defendo como racionalmente mais correcto. Neste artigo tentarei explicar essa posição minha, e o que (não) implica.
Acreditar numa ou mais divindades consiste (de modo sucinto) em afirmar a existência de algo superior, responsável pela criação de Tudo. Para os crentes é claríssima a existência de tal figura(s), pois nada se pode ter criado a partir do Nada, foi necessária uma ou mais entidades com características que fujam à condição espaço-temporal (omnipresença, omnipotência e omnisciência). Os crentes tornam-se pessoas adoradoras desse(s) deus(es) e, numa esperança de posteriormente serem recompensados com uma privilegiada vida eterna a seu lado, praticam o Bem, sob o medo de passarem a eternidade num castigo num lugar odioso.
Não me querendo debroçar sobre outros aspectos que considero incorrectos nessa prática, exploro apenas o aspecto da certeza de que tais entidades existam. Ao contrário dos crentes, que defendem ser uma realidade incontestável a existência divina, eu, como pessoa que procura evitar o Erro sempre que possível, prefiro olhar à minha volta, apreender as informações que o Cosmos me ofereçe e combiná-las logicamente para adquirir novas informações e fazer uso das mesmas no melhoramento da minha vida e do meu ser. Não vejo na Natureza sinais de figuras criadoras de Tudo, mas também não vejo sinais de que "o Nada" tenho criado Tudo o que existe. Não há sinais, não me sendo portanto possível presentemente estabelecer qual será a origem de Tudo. Não vou dizer que tenha sido qualquer deus a criar Tudo, mas também não vou dizer que não existe essa hipótese, não me é dada informação pelo Cosmos que confirme qualquer um dos pontos de vista: sou ateu céptico, deixo em aberto esse campo, até me serem dados conhecimentos que evidenciem qualquer uma das hipóteses...
Contudo, há coisas que sei existirem: as leis físicas que regem o Universo conhecido, leis descobertas pela ciência (do latim "scientia", que significa "conhecimento"); É apoiado nessas leis, nas suas características e no modo como afectam o funcionamento e o curso de tudo o que conheço, que me governo, que tomo as minhas decisões, que discirno aquilo que é correcto e racional daquilo que não o é. Sou capaz de, através da ciência e das informações extraídas do Cosmos, agir de modo a evitar o mais possível o Erro, e consequentemente evitar causar infelicidade aos que me rodeiam; pela análise da Natureza são me dadas bases suficientes (talvez até mais do que quaisquer bases oferecidas por uma religião) para me formar um ser completo, e agir dentro do que compreendo ser o correcto e racional.

"Some people think God is an outsized, light-skinned male with a long white beard, sitting on a throne somewhere up there in the sky, busily tallying the fall of every sparrow. Others — for example Baruch Spinoza and Albert Einstein — considered God to be essentially the sum total of the physical laws which describe the universe. I do not know of any compelling evidence for anthropomorphic patriarchs controlling human destiny from some hidden celestial vantage point, but it would be madness to deny the existence of physical laws." - Carl Sagan

Sem comentários:

Enviar um comentário