SAMARRA HILLS

Conceptualize

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Disco Dourado das Voyager


Em 1977 a NASA enviou para o espaço duas sondas espaciais, as Voyager I e II, no intuito de estudar, de forma próxima, os planetas Júpiter e Saturno. Estas sondas passaram pelas órbitas dos planetas jovianos e continuaram sem destino definido pelo espaço. A sonda espacial Voyager I é neste momento o objecto humano mais distante da Terra, estando próxima de atingir a Heliopausa e, posteriormente, o Meio Interestelar.
Além de uma enorme quantidade de instrumentos científicos (muitos deles já terminados devido à falta de energia), as Voyager levam consigo um disco de cobre banhado a ouro. Esse disco contem uma série de imagens, informações, sons e músicas que tentam, no seu conjunto, transmitir a algo que se cruze com a sonda espacial que o transporta, a imagem da Humanidade e da Terra. Quão importante é este objecto, quão simbólico.
Composto por uma equipa liderada por Carl Sagan, o disco tenta falar por toda a Humanidade a partir de estímulos sensoriais seleccionados cuidadosamente de forma a criar a concepção mais hólistica possível na mente de um possível ser inteligente que aceda ao seu conteúdo. Na sua superfície tem escrito à mão "To the makers of music - All worlds, all times.
A probabilidade de a sonda ser encontrada é mínima. Dentro de um determinado espaço de tempo, este navio interestelar deixará de emitir sinais electro-magnéticos e será de dificílima detecção na vastidão inconcebível do espaço entre estrelas. Mas este objecto transporta, mais que informação, a afirmação racional da identidade humana e terrestre em oposição à identidade de quem encontrar a Voyager. Transporta e ao mesmo tempo exalta a nossa auto-consciência, tornando-a quase infinita ao projectá-la para direcção nenhuma, em direcção às galáxias.

"The spacecraft will be encountered and the record played only if there are advanced space-faring civilizations in interstellar space. But the launching of this 'bottle' into the cosmic 'ocean' says something very hopeful about life on this planet."
Carl Sagan







Algumas imagens utilizadas pela NASA na composição do Disco Dourado das Voyager.

Sem comentários:

Enviar um comentário