O que é a Democracia?
A Democracia é a Filosofia social que confere ao conjunto dos indivíduos de uma sociedade o poder de a governar. O método democrático pressupõe a ponderação matemática das opiniões individuais, expressas em votos, na busca de maiorias que possibilitem a legitimação de uma decisão. Numa sociedade na qual tenha sido implementada a Democracia, o povo(conjunto igualitário de todos) é o Estado e a Lei.
A Democracia é também uma forma de pensar as relações humanas, uma forma de agir em conjunto, que surge de um olhar mais geral sobre a natureza humana. Esse olhar dá ênfase às nossas características comuns em detrimento daquilo que nos diferencia. Um ser humano é então dotado, pelo pensamento democrático, de direitos e deveres universais inalienáveis que definirão o seu lugar dentro do Cosmos Humano. E esse lugar é igual a todos os outros lugares ocupados pelos outros indivíduos. A Democracia é um processo que almeja atingir a Igualdade.
Após definida a Democracia de forma sintética, aparece outra questão: Existirão Democracias no Mundo, na actualidade?
Numa Democracia verdadeira, o conjunto dos indivíduos, o povo, não delega o seu direito fundamental de governar a sua sociedade a um conjunto profissionalizado de cidadãos. Não é racional! Como também não é racional que o cidadão comum apenas possa decidir quem decidirá por ele.
Porque hei de estar vedado, se escolher uma profissão que não político, de administrar a minha comunidade?
E que perigoso e errado método social é este em que o poder real fica concentrado nas mãos de um conjunto minoritário? A Democracia promete que a minha voz seja ouvida quando é necessário decidir algo na minha sociedade. Promete-me igualdade no acesso à administração do meu meio social. Porém a Democracia Ocidental, a Democracia Representativa encerra esta terrível contradição. X indivíduo apenas pode decidir quem irá administrar Y comunidade por ele. E eu exijo a Democracia Verdadeira. Que mais poderia exigir após compreender que apenas essa metodologia social pode levar a Humanidade à prosperidade e à felicidade próprias?
A Democracia Representativa não é Democracia na verdadeira asserção do termo.
A questão prende-se neste momento com a forma como a Democracia dita directa poderia funcionar. Isso poderia passar pela utilização de tecnologia de comunicação, pela criação de redes de voto acessíveis a todos e pela formulação de todo um novo sistema administrativo assente num novo conceito de poder decisório, legislativo e judicial. Ainda assim, todas essas concepções são pouco estruturadas e devem ser analisadas e revistas. Apenas com tempo e um racional planeamento seria possível reformar o actual sistema e construir uma Democracia funcional. Acredito que esse será o próximo passo a ser dado pela sociedade Humana, o passo correcto.
Procuremos acerrimamente a Democracia!